8 de abr. de 2009

Sonhos e pesadelos

Estava cá com meus botões pensando, no que fazemos em boa parte da nossa vida para não decepcionar as pessoas que estão próximas agente, e me lembrei dos sonhos que meus pais tinham para meu futuro, as expectativas sobre minha pessoa, sobre o que seria e o que faria.
Com toda certeza não superei nem 10% delas, pois decidi seguir os meus sonhos, os meus instintos e tentei ser feliz, o Maximo que pude, andei pelos caminhos que vi, segui as vozes que ouvi. Mas procurei meu destino que é único, e que não teve interferências contra ou ao meu favor. Não sei se fiz a melhor opção, mas essa é minha vida, e me satisfaz saber que cheguei até aqui com meu esforço, por meu mérito único e exclusivamente.
Não sei quais eram os sonhos de seus pais sobre você, para seu futuro profissional, e nem poderia saber, talvez quisessem que você fizesse medicina, mas você queria mesmo era fazer turismo, e viajar o mundo com uma bela e pesada mochila. Já ouvi reclamações de algumas pessoas em que os pais desejam que façam faculdade de direito, para continuar com o escritório da família. Eles perguntam o que você realmente quer fazer? Será que eles escutam?
Dramas, choro, e até um apelo psicológico onde reclamam profunda decepção sobre nossas escolhas. Todos nós estamos suscetíveis a isso, mas agora vamos fazer um exercício.
Eu amo meus pais e espero que seja o mesmo com você, lógico que não é uma regra, não é obrigação, cada um sabe de sua vida e seus sentimentos, mas com tantas imposições, eles alguma vez pararam para te perguntar se são o que você esperava de seus pais? Não sentimentalmente, ou a atenção ou a falta deles em relação ao seu dia a dia, mas o profissional, ou a vida que levam, o ser humano o exemplo de vida? São o seu norte?
Será que você não acharia melhor, ou até mesmo teria maior orgulho de ter um pai advogado ao invés de um médico? Que sua mãe workaholic não te da tanto orgulho quanto as donas de casa, dedica aos filhos e maridos? São alguns exemplos acho eu, que todos não só nossos pais, mas todos criam ilusões e muitos se esforçam para realizá-las, e para aqueles que almejam ser feliz isso pode implicar em anular algo que te satisfaz, algo que te realiza ou te completa em prol do bem do outro.
É a síndrome do super herói, chamar a responsabilidade para si, achar que você é o culpado da tristeza ou da alegria alheia, pensar que você pode fazer alguém feliz realizando os sonhos deles, e esse transporte geralmente é causado por uma ligeira frustração, às vezes nem se percebe que depositamos em nossa prole o que não conseguimos, ou pudemos fazer.
Mas remexendo meus botões mais um pouquinho, tentei organizar, pregar um aqui outro ali, e continuava a remexer neles. Será que o meu êxito será tão grande, tão contagiante que faria com que você sentisse o mesmo que alguém sente quando se conquista seus sonhos? E se você não chegou, ou fez o que queria, já pensou se deu o Maximo de ti, que realmente foi à luta por seus sonhos e ideais?
Se não chegou lá, no topo, onde tanto quer que seu filho alcance, porque ele terá que fazer isso? Se esforçar e conseguir, já que você não fez? Porque batalhar por uma coisa sua, se você não fez? Porque fazer uma vontade sua, se você não respeita a dele e sua individualidade?
Quando seu filho disser que vai fazer faculdade de Administração de empresas para tocar os negócios da família, olhe bem nos olhos dele e pergunte se realmente ele quer isso, ou se é porque você tanto quis, ou porque suas frases deixaram implícita essa vontade. Pense que se você chegou onde esta, um profissional bem sucedido, a família que tanto quis com filhos, mulher, casa grande e carro do ano com suas pernas, ele pode ser capaz de fazer o mesmo ou ir alem.
Todos os seres humanos têm direitos a sonhos próprios, metas e conquistas, se não pode ajudar para que conquiste não atrapalhe, não imponha suas vontades, mas deixar que tomem suas decisões. Pois seu sonho pode se tornar o pesadelo de alguem, e entendendo as necessidades e vontades do outro, assim pode ser o melhor caminho para que se torne uma pessoa melhor.

Um comentário:

DacApp disse...

Como não sabe se fez a melhor opção !? Fez e escolheu bem.
Um abração!
de alguém que te ama!