13 de abr. de 2009

Respeite minha incoerência

Não sei explicar motivos ou causas, mas todo e qualquer assunto polemico me atrai, e numa conversar com um amigo, sempre damos voltas e voltas e acabamos por falar alguma coisa, em que alguns julgam não poder ser discutidas. Quem nunca ouviu falar que, política, futebol e religião não se discutem.
Acho que fica evidente que, qualquer assunto em que se impõe limites, ou ao menos é desprezado e ignorado em qualquer roda de conversa, gera mais polemica que o necessário. E imposições foram feitas para quebras de paradigmas, quem começou com essa historia de não discutir, provavelmente sabia da fragilidade do assunto, ou ate mesmo tinha muito pouca informação sobre, para poder se sobressair perante questionamentos e duvidas e esclarecimentos. Na nossa cultura esta muito enraizada o fato de, uma pessoa mais velha saber mais que um com menos idade, mas minhas experiências mesmo que sejam parecidas, nunca trarão o mesmo aprendizado para você, ou qualquer outra pessoa. A vivencia das coisas e situações são únicas, é como uma mensagem, todos nós teremos um entendimento diferenciado.
Como posso ser doutrinado por alguém com base em um livro, se ao ler vou ter duvidas semelhantes ou completamente diferentes das suas? E quem disse que suas explicações é o suficiente? Por que você tem uma ligação direta com o Divino, ou uma entidade superior, e eu não? Se por acaso não freqüentar a mesma casa que você, e lhe disser que recebi alguma orientação ou mensagem que transcende o real, isso pode ser coisa de alguma magnitude má ou ruim?
Quem te deu esse dom? Quem te disse que você pode e eu não posso? Quem? Quem? Me diga quem? Você conhece? Você já viu? Onde ele mora? Onde ele vive? O que ele faz? Quem? Me diga quem?
Muitos têm essas duvidas e outras tantas, que se colocarmos em um papel as de todos, ate mesmo dos que insistem e dizer que não tem, mas que posso afirma com toda certeza um sim, faríamos o maior livro do mundo. E não preciso deixar mais claro que a água que estou me referindo à religiosidade, e principalmente a religião.
Um dia conseguirei entender como as pessoas seguem as orientações de alguém em que, não conhecem, não sabe de seu passado, pois falar que fez e aconteceu e já foi garota de programa, bandido, traficante, e blá blá blá e mesmo assim todos ali aplaudem, é meio incoerente. Pois se ao me deparar com alguém que exerce essa pratica na rua, deveria sorrir ao criticar, cumprimentar ao correr e temer, pois se trata de um provável e futuro evangelizador.
Não me recordo de ver alguém falar que já foi uma pessoa muito boa, que ajudava todos, que cuidava de doentes em hospitais, que alimentava os pobres, que amparava os drogados e feridos, visitava bandidos nas cadeias e se importava com os problemas da vizinhança. Ate hoje não ouvi essa pessoa dizer que foi salvo, que foi liberto e sua vida foi transformada. Elas estão mais preocupadas com outras tantas coisas a sua volta, do que simplesmente ser aceito numa sociedade, onde todos que fizeram algo de errado e foi apontado por esta mesma sociedade, hoje é bem visto e finge esquecer todo preconceito sofrido e recebido.
Dizem por aí sobre o próximo mau da humanidade, doenças, guerras, epidemias e tantas outras coisas, mas o preconceito sempre foi e continuara a ser o grande mau. Excluir uma pessoa por se diferente, pensar diferente é a maior prova de ignorância. Posso ser uma coisa que você não goste, pensar de forma completamente diferente de você, ter uma vida oposta a sua e você não precisa aceitar nada disso, mas me respeite. Boa parte das noticias de mortes, brigas, ofensas, agressões e discussões são frutos de um desacordo de pensamentos, as guerras são por pura falta de respeito à cultura e crendices do próximo. Acho que as pessoas deixaram de se preocupar com o próprio umbigo, e estão mais ligadas ao do outro.

Invadir um templo religioso só porque é diferente, tem praticas oposta as suas, discriminar, ofender, humilhar e agredir essas pessoas esta fora da minha realidade, e colocar essas atitudes que hoje em dia virou pratica, em plena TV aberta é algo surreal. E nenhuma autoridade faz algo contra isso, ao incentivo, sim, incentivo, pois o poder de um veiculo de comunicação é grandioso, e se uma pessoa em formação de caráter e personalidade presenciar isso, pode absorver como natural, como correto e teremos adultos intolerantes.
Esse futuro não esta longínquo, ele bate a nossa porta todas as manhãs de domingo, ou todos os dias a noite na TV, ate mesmo durante as tarde em nossos ouvidos ao procurarmos uma estação de radio. E os mesmos críticos que insistem em apontar o errado, andam agregando aos seus eventos e cerimônias, musicas e danças em que condenam. Será que é para atrair os adeptos? Ou como no meio cultural, que o mercado anda tão concorrido que algo que faz muito sucesso pode ser absorvido, e identificado pelos freqüentadores como bom, só por ouvir e participar da dança dentro de um templo religioso? Às vezes me espanto ao perceber meus pensamentos, de como seria um evento religioso onde seus adeptos entram em alfa ouvindo funk...
É provável que poucos pensassem nisso, e não quero promover uma desordem social ou religiosa, quero apenas solucionar minhas duvidas, e quem sabe de muitos outros. Pois nunca houve na historia um livro que sofresse tantas modificações, tantas traduções diferentes, inclusões e retiradas de textos e livros como o seguido e usado por boa parte das religiões. E ninguém ousou questionar essas modificações, perceber que mudar algo para o que convier é melhor e mais fácil que convencer pela inteligência e coerência.
Acusar e usar um livro respeitado por muitos, seguido as cegas por quase todos, para excluir e descriminar alguém ou um grupo é muito mais fácil que assumir o próprio preconceito. Não tenho medo de dizer que acredito, não acredito e muito menos sobre que gosto ou desgosto, mas esse não seria bem o melhor adjetivo o medo, mas o que falta mesmo e mais uma vez insisto em afirmar é o respeito, respeitar o próximo seria essencial para uma boa convivência. Se não gosta ou concorda com o tipo de vida, as convicções e crendices, ignore, mas respeite, todos temos o livre arbítrio, mas acreditar numa verdade absoluta onde todo o contexto prima pela diversidade é complicado.

2 comentários:

rogerio(chato) disse...

Nossa!!!!!!! um deliquente, um ladrão, assassino. futuro pregador? ha ha ha ha
Parece demais , mas vc tem razão..parece que dá ibope ter sido assassino, ladrão etc.
assista ao silas malafaia...se quiser eu tenho videos e te dou para vc assistir dias e dias seguidos..ha hah aha

Rogerio disse...

meu blog:http://quelquechoise.blogspot.com/