1 de mai. de 2009

É bonito? Eu prefiro!

Sem muita idéia do que escrever resolvi falar sobre a beleza, como alguém pode ser bonito ou feio, como as aparências podem enganar uma pessoa ou uma multidão. E um rostinho bonito pode sim convencer de algo que não é de fato, e que mesmo com varias decepções algumas pessoas ainda insistem em valores controversos.
Uma vez ouvi de uma pessoa que, ”Quanto mais bonitinho mais ordinário!”, não concordo. Não sou exemplo de beleza, mas sei muito bem que não me encaixo na linha da fronteira, estou mais para o hinduismo e ou budismo, fico na linha do meio, tanto que ao ouvir isso a pessoa se desculpou rapidamente, pois minha expressão não foi tão bonita assim. Mas julgar todos por um, ou alguns é de uma maneira mais que perversa com uma parte descente. Algumas pessoas insistem e dizer que beleza não é tudo, e que não se importam. E essas mesmas pessoas, creio eu que ao falar isso jamais pensou em conhecer, ou se relacionar num contexto amoroso ou sexual com alguém digamos, desprovido de beleza.
Posso estar julgando, pois a fase do pré-julgamento passou no momento em que deixei bem claro minha opinião e não conseguiram fazer com que mudasse de idéia. Por que despretensiosamente vou dizendo o que você pensa e jamais pensou deixar isso público. Você conhece alguém, ou tem algum amigo que numa balada olha alguém “feio”, não quero ser politicamente incorreto, mas vou usar essa expressão para não ser repetitivo. Olha um tímido, feio e sem graça no canto e diz, “Gostei daquele, fala com ele pra mim?”.
Nunca ouvi isso dos meus amigos, a não ser num estado de quase coma alcoólico, pois já vi e ouvi barbaridades de pessoas acoolizadas. Se você colocar para qualquer mortal, um bonito e um feio, os dois legais, inteligentes e com uma vida social razoável, com certeza absoluta 98% dos consumidores vão escolher o bonito. Não teria o abuso de dizer 100% pois há quem goste do diferente, dos objetos esquecidos no fundo da prateleira, daqueles em que ninguém presta atenção. E essas pessoas são autenticas ao ponto de dizer sua verdade, sem medos e receios, e sair de mãos dadas com quem te faz bem, e provavelmente são aquelas que te surpreendem sempre, seja em qualquer aspecto da vida, e situações diversas, elas sempre te trarão uma surpresa.
Já vi situações onde uma mudança radical fez de uma pessoa não tão desejável se torna alguém concorrido, e fazer de quem provocou essa mudança alguém tão feliz devido a sua fidelidade, pois soube reconhecer que não faria isso sem o incentivo dela. São casos raros, mas saber ver uma oportunidade onde ninguém presta atenção é como achar ouro em plena lama depois de um temporal. E ser reconhecido por isso é tão importante quanto ter o retorno do sentimento. Mas será que a sociedade um dia vai chegar ao ponto de saber reconhecer que beleza não diz tudo, que o belo pode não valer nada, assim como o feio também, e principalmente que isso não diz nada do caráter da pessoa e da sua vida social e profissional?
Você esta numa festa, conhece alguém bonito e ali naquele momento a pessoa te parece super interessante e legal, diz o que faz da vida, onde mora, o que gosta. Mas como diz o ditado, “A esmola quando é demais o santo desconfia!”, pois não pedi comprovante nenhum das informações que me deram. E para que me importar com isso, se nada do que ele ou ela tem é meu?
Acho que as pessoas um dia deixaram de reclamar de seus affairs, quando prestarem atenção em outras coisas, por exemplo, como a pessoa te trata quando esta contigo, como ela se preocupa contigo, com seu bem estar. Pois se num momento em que não diz nada, que é pura festa ela se preocupa com você, no dia a dia isso pode ser bem melhor, mais intenso e acho que é o que boa parte das pessoas procuram. E esperar demais do outro acho meio precipitado, afinal ninguém esta pronto para ninguém, acho que essa historia da tampa para a panela e meio louca, afinal o mundo e grande e nossa tampa pode estar do outro lado, mas saber que as pessoas são moldáveis que com o tempo podemos nos ajustar um ao outro, torna um relacionamento mais interessante.
Sou movido a desafios, às vezes o medo me da coragem para enfrentar o provocador de tal situação, o titubear diante dele é comum, mas respirar fundo e enfrentar de cabeça erguida não. Aprender com os erros fortalece qualquer união, e se por acaso esta não der certo ao menos estará mais preparado para a próxima, e vai saber que alguns são fatais. E aprender que realmente a beleza não é tão importante facilita as coisas, pode o caráter realmente não escolhe por esse padrão, e às vezes alguns cuidados pode ajudar e muito a mudar a realidade de algumas destas pessoas. E cada dia a mídia mostra que isso é fato, então por que não ajudar, não precisa ser “caridoso”, um toque já é o suficiente mas ser autentico acho que seria a melhor opção, e assumir que a beleza nos enche os olhos é ser sincero consigo mesmo. Tanto é verdade que a cozinha francesa percebeu isso ao longo do tempo, pois primeiro você come com os olhos e depois parte para o ataque, e porque seria diferente numa relação?

Nenhum comentário: