27 de jun. de 2008

Não é brinquedo não!

O título e bem familiar, afinal de contas todos se lembra da Dona Jura a personagem de Solange Couto, que não se cansava de repetir isso na novela das oito. Mas o assunto aqui não e novela, nem a vida de famoso nem um bordão inusitado que faz sucesso na boca do povo, o assunto e muito mais sério.


Resolvi postar hoje sobre a doação de orgãos depois de uma breve conversa que tive hoje em casa com meu primo. Enquanto preenchia um ficha pra ele, tinha uma pergunta sobre doação de orgãos, perguntei pra ele já respondendo afirmativamente se ele era doador, pois eu sou doador. Não ainda não tenho meu RG atualizado, pois quando o fiz não tinha esta opção, ou tinha e como era menor de idade não podia optar, algo assim. Daí meu primo me respondeu um não.


Então me veio a memoria que esse assunto as vezes e tocado por todos, e derrepente todos esquecem, a mídia lança um monte de informações, e depois não fala mais nada.


Como um assunto tão sério pode ser pouco lembrado desta forma?


E como pode ter gente que se recusa a doar um orgão que nao lhe servirá pra mais nada?


Será que eu to doido, ou as pessoas surtarão?


Estou abordando esse assunto de forma tão pessoal, primeiro porque o blog e meu, segundo porque nao sou jornalista ainda, mas pretendo ser, e enquanto posso manter minha parcialidade vou usar.


Perguntei pro meu primo se um dia ele precisar de um transplante, oque ele faria, recusaria? Por que ele tem o direito de recusar doar seu orgão, e tem o direito de receber de outra pessoa?


São coisas que a compreenção vem fácil. Egoísmo, será? Ou é o amor ao material? Por que gostar e querer uma coisa que não lhe serve mais, e será tão útil a outra pessoa a ponto de salvar sua vida, e não fazer?


São tantas perguntas, e todo mundo pensado que iria encontrar respostas por aqui. Não, sem respostas, apenas um tema para se pensar, para se divulgar, conversar na mesa do bar. AHM!!! conversar na mesa do bar? Ah! Fala sério?!?!?


Sim falo serissímo, porque falar tantas amenidades, se pode ter um pouco mais conteúdo?


Vejam só, este garoto ai da foto ao lado, chama se Shane Bowman tem 12 anos do Canadá, e precisou de um transplante de coração, um caso raro mas foi transplantado, e teve literalmente a oportunidade de brincar com o antigo coração.


Situações impares como essa, só acontece graças a consientização da população, mas oque esperar de um país como o Brasil, onde a grande massa nao tem informação adequada, e uma outra parte da população não tem educação de qualidade?


Acho melhor sentar e rezar pra quem tem fé, pois a situação esta ficando precaria, a saúde pública do país esta cada dia pior, estão votando a nova CPMF, que agora se chama CSS, que todos sabem ser desnecessário pois o país teve um superavíte mesmo sem ter o imposto em vigor, agora eles tem a "cara de pau" de falar que o dinheiro vai ser destinado a saúde, porque agora? Antes nao era? Ops! Perdi algo aí!


Os governates, fazem oque bem entendem, e a população não se manifesta de forma adequada. Gostaria muito de ver uma manifestação como a parada gay de São Paulo nas ruas do Brasil reivindincado o voto "NÂO" pela CSS, ou que não se organizem mas que o povo vá pra rua gritar, como fizeram com o caso da Isabella Nardoni. E que haja uma grande mobilização para que doem, orgãos, sangue, cobertor ou agasalho agora que chegou o frio e comida como a campanha do Betinho.

Como diziam sempre, "Doar e um gesto de amor", não importa oque, quando e onde, as vezes um pouco do seu tempo pra fazer um trabalho voluntário, pra você pode ser pouco ou ate dificíl, mas pra quem esta recebendo não tem comparação, e você pode perceber o quão gratificante é ajudar o proximo.


Nenhum comentário: