23 de jul. de 2009

TV não era assim!

O que esta acontecendo com o jornalismo de algumas cidades?
Ando sem entender muita coisa, mas sei quando algo é bem realizado, e a exemplo disso o jornalismo praticado por algumas emissoras em determinadas cidades, não anda lá essas coisas. Venho a acreditar que a função jornalística que é simplesmente de informar, e difundir a noticia esta perdendo a essência.
Tudo anda muito comercial, a vontade do lucro esta acima de tudo, e por pouco ou quase nada boa parte das coisas e das pessoas estão praticamente à venda. E com essa gana de chegar ao lugar de destaque, copiar o que esta na moda, ou simplesmente o que esta fazendo sucesso parece o mais fácil e obvio.
Parece inacreditável para as pessoas que gostam de televisão, assim como eu, pois em determinados horários os programas parecem ser os mesmos, mudam se as pessoas, mas os atrativos são idênticos, e quando se trata de alguma noticia, fica meia hora discutindo algo que não se pode mudar, com comentários chulos, que chego a duvidar da minha capacidade de opinar sobre tal situação, e ate mesmo sobre meu potencial e inteligência.
E saber que esse tipo de formado de programas, onde julgam ter um apelo jornalístico e de prestação de serviço é temporário, que daqui algum tempo passa a temporada de caça às bruxas, por audiência e lucros exacerbados. Mas é uma tortura sem fim a falta de opção por algo diferente, a uniformidade nem sempre é uma boa opção, e a diversidade para algumas pessoas seriam o melhor caminho.
Sinto falta da criatividade, do período em que toda semana a TV nos mostrava algo diferente, inovador e bacana. Quero acreditar que isso um dia volte, assim como as coisas boas, pois elas vão e vem. Pois passar por mais uma avalanche de noticias sobre mais uma celebridade que nos deixa, por quase um mês ininterruptos, seria de grande periculosidade para minha saúde mental. Pois estava a ponto de odiar uma pessoa que não me fez mal, por simplesmente invadir todo espaço possível, ouvir o dia inteiro no radio as suas musicas, começar um programa na TV de entretenimento, acabar e começar outro, e passa para o telejornalismo, e não posso deixar de comentar que ate os de maior credibilidade, todos falavam as mesmas coisas.
Será que eles ainda achavam que estavam contando alguma novidade?
Fico a pensar, onde esta aquela gana por uma exclusividade?
Acho que eles depositaram toda vontade por uma noticia única na política, pois ate o futebol estou preferindo assistir. Mas vou esperar para que a desgraça alheia não seja tão boa, a ponto de alavancar a audiência de algum programa seja, jornalístico ou aqueles dominicais, e que o bom senso seja algo determinante, para que as pessoas percebam que isso e ultrajante, mas isso só será possível quando a população tiver um grau de informação melhor, e principalmente uma educação de qualidade, onde a ignorância não mascare o abuso, e o desespero por uma condição melhor de vida.

Nenhum comentário: